quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Florianópolis

O estreito canal que separa a Ilha de Santa Catarina do continente, nesta região da Baia Norte, originou o nome deste bairro, que aqui aparece em 1891, quando ainda pertencia ao Município de São José da Terra Firme. O Bairro de Estreito, que já foi chamado de João Pessoa, só foi anexado ao Município de Florianópolis em 1944.
___
Estreito 1920
___



Pombeiros, eram os vendedores ambulantes de antigamente, com sua (normalmente) voz possante, bradavam aos quatro ventos as qualidades de sua mercadoria Ex: "OVIUVABOAAAA!" Não pense que ele estava elogiando os dotes corporais de uma bonita viúva, ele "cantava" que tinha para vender respectivamente, ovo e uva de boa qualidade kkkkk! Hoje em dia essas cantilenas foram substituídas por irritantes alto falantes e os pombeiros andam em carros normalmente em péssimas condições. Vez por outra ainda se escuta uma cornetinha de chifre aqui perto de casa, é o peixeiro, não mais de carrinho de mão ou bicicleta, hoje passa apressado em uma motocicleta com uma enorme caixa de isopor na garupa. As quatro primeiras fotos são aqui, os "pombeiros" de leite, repare na "magnífica" higiene no trato com o pescado atrás do Mercado Velho na Praça XV de Novembro, os outros são iguais aos que havia aqui, porém foram fotografados em outras partes do país.
___














___

Foto da década de 20, que mostra a então, Praça Moreira Cesar, no Centro da Ilha de Santa Catarina, logo abaixo da Praça XV. Esta praça teve seu nome oficialmente trocado para Praça Fernando Machado, durante o mandato do Prefeito Sérgio Grando.
___

Antigo Mercado Público, que foi localizado perto da Praça XV, onde hoje é a Praça Fernando Machado, no Centro da Ilha de Santa Catarina. Também conhecido como "Galpão do Peixe", foi inaugurado em 1891 e demolido em 1899, depois de um incêndio.

___

Antigo Mercado Público, que foi localizado perto da Praça XV, onde hoje é a Praça Fernando Machado, no Centro da Ilha de Santa Catarina. Também conhecido como "Galpão do Peixe", foi inaugurado em 1891 e demolido em 1899, depois de um incêndio.
___

Antigo Mercado Público, que foi localizado no Centro da Ilha de Santa Catarina. Vemos à direita a Praça XV. Também conhecido como "Galpão do Peixe", o mercado foi inaugurado em 1891 e demolido em 1899, depois de um incêndio.
___

Foto do começo da década de 20. Vemos o canteiro de obras da construção da Ponte Hercílio Luz. Lado insular.
___

Praça XV de Novembro no Centro da Ilha de Santa Catarina.
Foto de 1902.
___

Vão do Mercado Público nos anos 40. O Velho Lobo do Mar calcula que o "aroma" não deveria ser exatamente agradável nesta época, mas a visão sem dúvida, o era!
___

Agora o Velho Lobo do Mar mostra uma belezura, você só encontra AQUI com esta qualidade, me deu um trabalhão "limpar" esta foto de tão deteriorada que estava. Veja um ônibus da empresa Imperatriz seguido por um da São João, em 1970, depois essa empresa virou a Estrela.
___























Nenhum comentário:

Postar um comentário